segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Jeff Beck




Jeff Beck nasceu em 1944 na Inglaterra, desde cedo mostrou – se apaixonado por música. Aos 12 anos constrói sozinho sua 1ªguitarra e usa um rádio como amplificador , depois passando a adolescência tocando em algumas bandas,daí chegando aos Yardbirds (banda que revelou Jeff Beck , Jimmy Page e Eric Clapton) e permanecendo por 2 anos e deixando 3 álbuns gravados.

Depois já na carreira solo Beck havia emplacado a obra prima Truth, e revelou ao mundo o talento de Rod Stweart, mas foi em 1975 com Blow by Blow que o guitarrista inaugurou seu período instrumental.

Lançamento: 1975 - Epic/CBS/Sony
Produção: George Martin
Engenheiro De Som: Denin Bridges
Estúdio: AIR Studios, Londres
Faixas: "You Know What I Mean", "She's A Womam", "Constipated Duck", "AIR Blower", "Scatterbrain","Cause We've Ended As Lovers", "Thelonius", "Freeway Jam" e " Diamond Dust".
Formação: Jeff Beck (guitarra), Max Middleton (teclados), Phil Chen (baixo) e Richard Bailey (bateria e percussão), Stevie Wonder ( teclados).

Tendo George Martin cuidando da produção e dos arranjos de cordas do disco, um time de excelentes músicos, e vemos que o casamento entre o 5º Beatle e o guitarrista mais arrojado concebido neste mundo resultou numa obra de arte , música e sentimentos sendo este o único disco de ouro que o guitarrista ganhou.


Blow by Blow é isto mesmo que o título diz uma sucessão de golpes, fulminantes baforadas despejadas em nossos ouvidos com algumas Gibson Les Paul e Telecasters usadas pelo guitarrista para as gravações, e mostra do que é capaz com uma Tele nas mãos , ouça ``Cause we´ve Ended as Lovers” , de Stevie Wonder , mas aqui uma homenagem ao mestre da telecaster Roy Buchanan, incluindo o truque com botão de volume da guitarra , enquanto executa bends de arrepiar a espinha.

Em “Scatterbrain” além de se entregar com fervor ao fraseado jazz rock , o nível de virtuosismo do guitarrista atinge níveis nunca antes ouvido em sua obra , com ele e sua banda literalmente pirando na execução da música.

Coincidência ou não, Beck gravou a sua versão para She´s a Woman dos Beatles, aqui transformada num reggae matador com efeitos de Talk Box, antes deste efeito tornar – se famoso nas mãos de Peter Frampton no ano seguinte. Em “You Know What I Mean``, tome cuidado para não quebrar sua espinha . ``Diamond Dust`` conta com os solos incríveis, pontuados pelas cordas e seu arranjo são outra pérola. Ainda temos o ritmo frenético de ``Freeway Jam ``, onde a bateria começa num ritmo hipnótico e os solos de guitarra e teclados são muito bem executados, contando com outro ótimo arranjo de cordas e com Beck fazendo um som mais alegre e pra cima. Jeff Beck criou uma maneira única e sua de tocar guitarra, expandindo seus recursos, tocando sem palhetas, seja com seus solos precisos aliando técnica apuradíssima e sentimento e usando como poucos alguns efeitos e assim colorindo mais o seu som e seu instrumento com seu indefectível timbre.

Rush



O Rush é uma das maiores bandas existentes, este trio canadense que transitou do Hard Rock, passando pelo Progressivo indo até o Pop Rock continua com praticamente a mesma formação e vem lançando algumas pérolas musicais por algumas décadas , uma delas chama– se Permanent Waves .

Aqui a banda mostra que ainda tinha lenha pra queimar mostrando uma criatividade pouco vista no rock dos anos 80 e lembrando que já haviam lançado algumas pérolas anteriores como : Fly By Night, 2112, a farewell to kings . É difícil acreditar que o Rush poderia ir muito além da expectativa que esses álbuns criaram. Poderia o Rush manter o mesmo nível? Seria possível uma banda, após tantos discos fantásticos ainda se mostrar poderosa e criativa? Será que a criatividade da banda não estaria esgotada? A resposta para todas essas perguntas está na primeira audição de "Permanent Waves". Seguindo a mesma linha "hard-progressiva" iniciada em "Caress of Steel" e aprimorada a partir de "2112", "Permanet Waves" é um disco maravilhoso do início ao fim.

Sr. Neil Peart dando uma estupenda aula de bateria em todo o disco,com uma pegada nunca ouvida no rock daquela época com viradas inesperadas mas criativas e encaixando certo nas musicas, tendo também uma velocidade assombrosa , suas letras neste disco são um caso a parte, fazendo com que o disco fosse um sucesso em vendas. Vamos faixa a faixa , conhecer esta pérola da música .

1-The Spirit of Radio: logo na abertura o Rush já mostra a que veio no disco. Clássico absoluto do rock em todos os tempos, The Spirit of Radio parece ter sido feita para ser tocada ao vivo. Um dos riffs mais espetaculares da história, enquanto a melhor cozinha do rock, Lee-Peart, já sai quebrando tudo.


2 – Freewill : começa com a guitarra de Lifeson fazendo um fraseado rápido típico do rock e contendo um dos seus melhores solos , a bateria muito bem colocada em toda a música , que contém exuberantes mudanças no seu andamento. o estéreo causa um efeito interessante em toda a musica , quando acontecem as mudanças e no solo do Lifeson , ‘jogando’sua guitarra de um lado para o outro. A letra desta música é um caso a parte , sendo na minha opnião uma das melhores de Peart.

3 – Jacob´s Ladder : Música onde a banda mostra sua veia progressiva. Neil Peart da mais um show de técnica( suas viradas são alucinantes ) e acaba por ser um dos pontos altos da faixa, os sintetizadores tocados por Lee e a sua interpretação dão o colorido final para a faixa .
 
4 – Entre Nous : Sendo a música mais fraca do álbum, tem uma linda letra, remete aos primórdios da banda quando tocavam um hard rock tendo criatividade nos teclados e sintetizadores usados nela.Uma grande canção, mas com pouca mudança rítmica , uma das marcas da banda.

5 – Different Strings : Outra vez a veia progressiva falando alto na banda, música muito bem trabalhada por toda a banda e pelo tecladista Hugh Syme .

6 – Natural Science : Em alguns de seus discos o Rush colocava uma faixa que tomava td o lado do LP , isso acontece aqui nessa que é uma das melhores faixas da bolacha. Com um estupendo trabalho de bateria da microfonação do instrumento,passando pela execução até sua mixagem é de um bom gosto invejável.

Disco : Permanent Waves

Ano : 1980

Produzido por : Rush e Terry Brown

Engenheiro : Paul Northfield

Gravado : Lakewoods Farms , Ontário, Canadá .

Banda :

Alex Lifeson : Guitarras , Guitarra de 12 cordas e Violões

Neil Peart : Bateria e Letras

Geddy Lee : Baixo, Mini Moog e Sintetizadores

Músico Adicional : Hugh Syme , teclados em Different Strings