terça-feira, 19 de outubro de 2010

Lista de 10 discos para conhecer um pouco do Fusion


Nascido na virada dos anos 60 para os 70, o jazz-rock acabaria por se tornar, nos anos 70 e 80, sob o nome de fusion, um gênero de enorme sucesso comercial, porém bastante controverso entre os apreciadores de jazz, especialmente entre os fãs mais apegados a uma concepção restrita de jazz , a qual vinha sendo tocada e gravada tempos antes. Não se tratando de uma lista dos melhores, mas sim uma lista para se conhecer os músicos que reinventaram o jazz , a partir da eletrificação dos instrumentos usados na época.

Miles Davis – Bitches Brew (1970)

Em agosto de 69, Miles juntou um grupo de talentosíssimos músicos e decidiu juntar o jazz com elemento africanos, com o blues, com funk negro americano e batidas latinas. A partir daí nasceria um dos discos mais influentes, geniais e polêmicos da história da música, Bitches Brew ,e o nascimento de um novo estilo de jazz, o fusion. Em seus quase 100 minutos, o que vemos é um artista desconstruindo e reconstruindo um estilo de forma genial. Temos a bombástica Pharaoh´s Dance e a antológica musica título, altamente introspectiva com algumas explosões sonoras. Vemos Miles utilizar o talento de seus músicos de forma quase obsessiva, seja pela empolgante Sanctuary ou mais especificamente em Miles Runs the Voodoo Down, que mescla de forma impressionante o blues, o jazz e uma pitada de musica africana em seus 14 minutos de duração(percebam nessa música os solos de sax de Wayne Shorter e o de teclado de Corea, arrasadores).

Billy Cobham – Spectrum (1973)

Este disco conta com nada menos do que tommy bolin na guitarra , genial guitarrista que dentre as bandas que tocou  o Deep Purple foi uma delas , capitaneado pelo batera Billy cobham(ex – mahavishnu orchestra) o disco é muito bom , bem gravado e produzido e contendo ótimas faixas como a faixa – título, stratus,red Baron, o time de músicos conta ainda com o tecladista jan hammer.

Frank Zappa – Hot Rats (1969) 

Sendo considerado um de seus melhores discos dentro de sua vasta discografia , esta pérola foi composta e produzida por zappa que montou uma bela banda se desvinculando dos mothers of invention e construindo uma parceria com o violinista Jean Luc ponty e seu braço direito Ian underwood , mostra – se uma preocupação maior  com o instrumental e tendo uma produção impecável para a época.

Jeff beck – Blow by Blow (1975) 

Disco que marca a fase instrumental deste excepcional guitarrista e conta com um belo time de músicos, a produção de george martin e músicas e versões pra lá de inspiradas, como a versão pra “ she´s a womam”dos Beatles,air blower e scatterbrain Jeff mostra como se entrega ao fazer solos incríveis e as vezes pontuados pelos arranjos de cordas feito por Martin. 

Mahavishnu  orchestra – birds of   fire (1973) 

Grupo liderado pelo excepcional guitarrista John Mclaughlin  e por músicos virtuosos e saídos da banda de Miles Davis , assim como o guitarrista, fizeram uma mistura não só de jazz – rock , como incluíram música erudita e blues tradicional fazendo deste, o disco definitivo da banda com esta formação.  

Weather report – heavy weather (1977)

Formado ao final dos anos sessenta pelo pianista futurista Joe Zawinul e pelo magistral saxofonista egresso do Miles Davis quintet Wayne Shorter, o Weather Report agregou uma boa variedade de influências, do Free jazz ao Progressivo, contribuindo decisivamente para o estabelecimento do Jazz Fusion nos anos 70. A história de "Heavy Weather" não se limita à uma transição de sonoridade.
O álbum, na verdade, conta com excelentes composições, pelo menos 4 clássicos do grupo e também com o definitivo estabelecimento de uma figura histórica: Jaco Pastorius.
Integrado à banda em "Black Market", mas apenas participando de 2 faixas, Pastorius trouxe muito mais suingue, ritmo e técnica ao som do WR.

Return to forever -  romantic warrior (1976)

Grupo liderado pelo tecladista Chick Corea , saído da banda de Miles Davis no período fusion do trompetista, contando ainda com os excelentes Lenny White na bateria, Stanley Clarke no baixo,  e Al di Meola na guitarra fazendo deste o álbum de maior sucesso da banda se proprondo a fazer um fusion mais hermético do que as outras bandas vinham fazendo,e tendo um perfeccionismo técnico imenso, visto do potencial individual de cada integrante.

  HEADHUNTERS – Herbie Hancock (1973) 
 Depois de ter tocado com miles davis entre 1963 até 1968, Herbie Hancock montou um time de músicos de 1ª, e juntou toda sua parafernalha de teclados e afins, Hancock comandou o nascimento do jazz – funk , compondo com precisão grooves robóticos e intricados antecipando o electro dando origem depois ao Techno e o hip-  hop.  

John abercombrie – timeless (1974) 

Estréia de mão cheia na carreira solo deste impecável guitarrista , que juntamente com o  maravilhoso baterista Jack Dejohnette e o não menos espetacular tecladista Jan Hammer , gravaram um álbum instrumental com lindas composições e como diz Abercombrie no encarte uma reflexão de suas origens , tocando como os grupos dos anos  60 com seus órgãos cheios de efeitos fazendo um ótimo contracanto com a guitarra.

Hoje o Fusion ainda é tocado e gravado por uma infinidade de artistas, alguns da lista não mais  se encontram em vida , mais outros como o violinista Jean Luc Ponty que além de contribuições, gravou ótimos discos em sua carreira solo, o guitarrista Mike Stern, Dixie Dregs, banda do espetacular Steve Morse, as bandas Passport e The Yellowjackets, Tribal Tech do guitarrista Scott Henderson, entre outros,  que continuam a nos levar nas asas deste livre porém complexo estilo musical que ainda tem muita lenha pra queimar. 

Colaboração Fred Macedo, gaitista e produtor musical.

2 comentários:

maurosalerno disse...

Fusion para mim é algo que trascende a própria música , é surreal, é mágico , sei lá . Este último álbum então ( que ouço enquanto escrevo ) me foi apresentado há meio ano e consolidou o fusion / jazz na minha vida como uma rocha . Belíssimas dicas de albuns . Valeu ! Mauro

Sons da Cabeça disse...

Valeu Mauro, fique a vontade este blog é seu!