segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Jeff Beck




Jeff Beck nasceu em 1944 na Inglaterra, desde cedo mostrou – se apaixonado por música. Aos 12 anos constrói sozinho sua 1ªguitarra e usa um rádio como amplificador , depois passando a adolescência tocando em algumas bandas,daí chegando aos Yardbirds (banda que revelou Jeff Beck , Jimmy Page e Eric Clapton) e permanecendo por 2 anos e deixando 3 álbuns gravados.

Depois já na carreira solo Beck havia emplacado a obra prima Truth, e revelou ao mundo o talento de Rod Stweart, mas foi em 1975 com Blow by Blow que o guitarrista inaugurou seu período instrumental.

Lançamento: 1975 - Epic/CBS/Sony
Produção: George Martin
Engenheiro De Som: Denin Bridges
Estúdio: AIR Studios, Londres
Faixas: "You Know What I Mean", "She's A Womam", "Constipated Duck", "AIR Blower", "Scatterbrain","Cause We've Ended As Lovers", "Thelonius", "Freeway Jam" e " Diamond Dust".
Formação: Jeff Beck (guitarra), Max Middleton (teclados), Phil Chen (baixo) e Richard Bailey (bateria e percussão), Stevie Wonder ( teclados).

Tendo George Martin cuidando da produção e dos arranjos de cordas do disco, um time de excelentes músicos, e vemos que o casamento entre o 5º Beatle e o guitarrista mais arrojado concebido neste mundo resultou numa obra de arte , música e sentimentos sendo este o único disco de ouro que o guitarrista ganhou.


Blow by Blow é isto mesmo que o título diz uma sucessão de golpes, fulminantes baforadas despejadas em nossos ouvidos com algumas Gibson Les Paul e Telecasters usadas pelo guitarrista para as gravações, e mostra do que é capaz com uma Tele nas mãos , ouça ``Cause we´ve Ended as Lovers” , de Stevie Wonder , mas aqui uma homenagem ao mestre da telecaster Roy Buchanan, incluindo o truque com botão de volume da guitarra , enquanto executa bends de arrepiar a espinha.

Em “Scatterbrain” além de se entregar com fervor ao fraseado jazz rock , o nível de virtuosismo do guitarrista atinge níveis nunca antes ouvido em sua obra , com ele e sua banda literalmente pirando na execução da música.

Coincidência ou não, Beck gravou a sua versão para She´s a Woman dos Beatles, aqui transformada num reggae matador com efeitos de Talk Box, antes deste efeito tornar – se famoso nas mãos de Peter Frampton no ano seguinte. Em “You Know What I Mean``, tome cuidado para não quebrar sua espinha . ``Diamond Dust`` conta com os solos incríveis, pontuados pelas cordas e seu arranjo são outra pérola. Ainda temos o ritmo frenético de ``Freeway Jam ``, onde a bateria começa num ritmo hipnótico e os solos de guitarra e teclados são muito bem executados, contando com outro ótimo arranjo de cordas e com Beck fazendo um som mais alegre e pra cima. Jeff Beck criou uma maneira única e sua de tocar guitarra, expandindo seus recursos, tocando sem palhetas, seja com seus solos precisos aliando técnica apuradíssima e sentimento e usando como poucos alguns efeitos e assim colorindo mais o seu som e seu instrumento com seu indefectível timbre.

Nenhum comentário: